top of page

O primeiro passo…

Atualizado: 19 de dez. de 2022

O exercício é algo que surge na vida do ser humano em diferentes contextos. Surge através da Educação Física  e Desporto Escolar nos jovens, em actividades recreativas, no desporto de participação facultativa, como hobby, ou mesmo como instrumento na perseguição de outros objectivos.




Felizmente, surge frequentemente associado a ambientes de carater positivo, que de alguma forma facilitam a adesão, contribuíndo para uma diminuição do sedentarismo das sociedades atuais.


Como profissional num espaço onde algumas destas actividades se desenvolvem diariamente, deparo-me frequentemente com situações em que a prática de exercício, com todos os benefícios cientificamente reconhecidos que traz, acaba por trazer também lesões, sejam elas de aparecimento súbito, ou de sobre-uso, estas últimas geralmente de aparecimento gradual.


O blog Qualidade de Vida tem por objectivo educar no sentido de alertar para a necessidade de conhecermos melhor o que pode estar por trás de um movimento, um exercício, uma dor, uma alteração postural, para que nos possamos exercitar de uma forma cada vez mais consciente, de acordo com a nossa necessidade individual, e com o mesmo objectivo – o de nos mantermos física e psicológicamente saudáveis. Idealmente, o exercício, como forma estruturada de nos mexermos, deve passar a ser visto como um ato de saúde, a ser incluido na higiene de cada um de nós.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page