Talvez pelo facto de a palavra "Exercício" estar associada a esforço, muitas pessoas têm muita dificuldade em incorporar o exercício nas suas vidas. São várias as tentativas, mas manter o hábito parece ser demasiado difícil para a maioria. Já passaste por isto?
O ser Humano foge à dor por natureza, seja ela física ou emocional. A verdade é que a maioria das pessoas que começa um programa de exercício, excede-se na intensidade inicial com que o faz, com consequências físicas como as dores musculares, mas também com consequências psicológicas, no sentido em que ao conceito de "fazer exercício" passa a estar associado um sentimento de sacrifício e desconforto que se virá a tornar num fator desmotivador mais à frente. Por esta razão, é tão importante que a experiência associada ao exercício, seja uma de desafio, sim, mas sem que esse desafio seja excessivamente desconfortável.
Aqui ficam algumas dicas para te ajudar a ultrapassar esta barreira. O objetivo é tornar este processo o mais gradual possível de forma a que o corpo e a mente não procurem desculpas para continuar sem se mexer de uma forma mais saudável:
Faz sessões curtas e de baixa dificuldade, 15 minutos é melhor do que nada. À medida que te fores adaptando ao exercício, poderás depois aumentar o grau de dificuldade.
Faz exercício orientado para a tua necessidade. Na dúvida, pergunta a um técnico de exercício físico que tipo de exercício é mais adequado para a tua condição.
Faz uma avaliação física inicial para conseguir medir o teu progresso ao longo do tempo. Os resultados podem ser uma excelente fonte de motivação.
Faz um plano de treino com um profissional. Muitos ginásios disponibilizam uma avaliação física com elaboração do plano de treino sem custo adicional.
Se tiveres possibilidade, procura um treinador pessoal. Para além de ganhares na qualidade do treino, o compromisso ajudar-te-á a que não te auto-sabotes.
Qual é a tua maior dificuldade para integrares o exercício no teu dia-a-dia?
Комментарии